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Não é com a cólera, mas com o riso que se mata.
(Friedrich Nietzsche, em Assim falava Zaratustra)
Começa com uma longa lista de patrocinadores. Estranho começo. Estranho, mas brasileiro.
– O filme é brasileiro. Tem algum problema para a senhora?
O que a bilheteira perguntou. Faz tempo arranquei das entranhas os pré-conceitos sobre filmes brasileiros. Mas porque eles cresceram. E Selton Mello cresceu.
O conheci no lançamento do livro de Adriana Falcão, Luna Clara e Apolo Onze, na antiga Livraria Domenico, em Recife – PE. Reservado; para alguns, esnobe, para mim reservado. Acabara de filmar Lisbela e o Prisioneiro. Sempre no papel de comediante, o que de melhor sabia fazer. Até O Palhaço.
As cores do filme, a fotografia. A imagem de um Brasil que não conheço, mas gostaria de conhecer. Um voltar a ser criança, puro. A ser artista.
Em 2011, tive o privilégio de conviver com grandes artistas**. Daqueles que respiram arte, transpiram arte, vivem e experienciam arte por todos os poros – algo tão raro hoje em dia, no mundo de exposição alucinante em que a nossa sociedade vive.
Hoje, dia 21 de Novembro, é o aniversário de dois desses artistas: Jorge Féo e Ísis Agra. E o meu também. Nesses dias de aniversário, olhamos para trás, olhamos para frente. O que vivemos. O que não sabemos se iremos viver. Mas uma alegria nos preenche, abre as portas do corpo inteiro e a alma se dilata com uma única certeza: queremos ser verdadeiramente, plenamente artistas!
Artistas como Benjamin (Selton Mello) e Valdemar (Paulo José) que sabem, que sentem no mais âmago do ser que “o gato bebe leite, o rato come queijo e eu… Sou palhaço!”
Parabéns Selton, pelo suave filme. Parabéns Jorge, Ísis e a mim, pelo nosso aniversário. E que nunca percamos a coragem de sermos quem nós somos, independente de tudo e de todos, por possuirmos o que nada nem ninguém poderá nos tomar: a alma de artista…
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* Direção: Selton Mello. Produção: Vânia Catani, Selton Mello. Roteiro:
Selton Mello, Marcelo Vindicatto. Fotografia: Adrian Teijido. Montagem:
Marília Moraes, Selton Mello. Direção de Arte: Claudio Amaral Peixoto.
Figurino: Kika Lopes. Trilha Sonora: Plínio Profeta. Edição de Som: Luiz
Adelmo. Som Direto: George Saldanha. Mixagem: Paulo Gama. Elenco:
Ator Principal: Selton Mello, Paulo José. Benjamim e Valdemar formam a fabulosa dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue. Benjamim é um palhaço sem identidade, CPF e comprovante de residência. Ele vive pelas estradas na companhia da divertida trupe do Circo Esperança. Mas Benjamim acredita que perdeu a graça e parte em uma aventura atrás de um sonho.
** Grupo Anjos de Teatro: Jorge Féo, Ísis Agra, Malu Sá, Thiago França, Elilson Duarte, Jay Melo, Romero Brito, Nilton Leal, Lucas Cavalcanti e Cleison Ramos.
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Prisão Perpétua*
Não existem fatos, só interpretações.
Friedrich Nietzsche
A cor púrpura dos cabelos caíam em cachos por sobre meus ombros. Saía do coiffeur, na Île de St Louis, os livros de francês debaixo do braço, ao encontro de mamãe.
– Almoçamos no Deux Magots?
No céu formavam-se nuvens espessas, não vai dar tempo de chegar, e os meus cabelos arrumados?
– Onde se pega o ônibus para a Rive Droite?
O menino me apontava a estação. Um menino negro, boina vermelha, vendia jornais antigos. Tive a impressão de ver uma foto minha nas páginas policiais.
– O ônibus, mademoisele! O ônibus para a Rive Droite!
Perdera-o. O menino não estava mais lá, desapareceu por entre a bruma do quai. A Notre-Dame cantava os sinos me lembrando do atraso. Desci as escadas na direção do Sena, quem sabe ainda pegue o Bateau Mouche?
– Quer uma carona?
Um barco azul. Um rapaz, pele clara, olhos cinza, dirigia as velas, o som alto saía das cabines, duas moças dançavam com outro rapaz louro.
– Para onde vão?
– Para onde você quiser.
– Preciso chegar logo à Rive Droite, no Deux Magots. Marquei com a minha mãe de almoçarmos lá, estou muito atrasada.
– Talvez demore um pouco. A chuva se aproxima… Você tem como avisá-la?
Enviei a mensagem de celular, mãe, vou me atrasar um pouco, peça a champanhe rosé.
Clarice recebe uma mensagem. Acorda Pedro e lhe mostra.
– Você quer beber conosco? Esta é Sofia, Marguerite, Denis.
– Prazer, me chamo Virgínia. E você, como se chama?
– Como quiser me chamar.
Sofia puxou o rapaz sem nome, deu-lhe um beijo olhando em minha direção. A bebida no estômago vazio?, as nuvens balançando o barco?, os ponteiros do relógio que avançavam?, avançavam, na proa do barco azul, via a água sendo cortada em duas, queria mostrar à minha mãe para ela descrever no livro.
O celular de Clarice recebeu uma vídeo-mensagem.
– Por que está aqui sozinha?
– Não estava me sentindo bem na cabine. E você não me diz seu nome.
– Se eu disser, você me dá um beijo?
– Mas… E Sofia?
– Somos apenas amigos. E não se deve perder o momento. Pode ser que nunca mais nos encontremos.
– Minha mãe avisou que isso poderia acontecer.
– De estarmos aqui juntos?
– Eu poderia me apaixonar por alguém proibido.
O vento soprava sobre o meu cabelo, desalinhando o que antes me fora arrumado com zelo.
– O significado das palavras têm muito menos a ver com a razão do que com a causa.
– Por que me diz isso?
– Você entenderá um dia.
Ele me tomou nos braços, levou ao quarto verde, retirando as roupas até me ver nua e indefesa.
As mãos suaves deslizavam cada parte do corpo, girando em círculo os dedos sobre os seios nus, beijando os bicos, o umbigo, o sexo virgem, com a língua morna penetrou o âmago do meu ser retirando estrelas que reluziam no teto da cabine. Sofia fotografava com o meu celular. Ele beijava meus cílios molhados.
– Por que chora?
– Nunca fui tão feliz.
– Não se apegue a nada, minha pequena Virgínia.
O barco está chegando à Rive Droite.
Denis, Marguerite e Sofia abriram a porta sanfonada da cabine. Procurava minhas roupas, o quarto nu, não havia lençóis ou toalhas e ele não estava mais lá.
Clarice e Pedro chegaram ao hospital. Pediram para ver com urgência a filha na UTI. As fotos continuavam chegando ao celular.
– Sua vadia! Eu só precisei fechar os olhos para você roubar meu marido!
– Eu não sabia. Ele disse que você era apenas uma amiga.
– Amigos que se beijam na boca?
– Sofia, você sabe como ele é.
– Não se meta nisso, Marguerite. Cuide do seu homem que eu cuido do meu.
A minha cabeça doía. Tentava cobrir o corpo com os cachos lisos, a cor púrpura escorrendo por entre as pernas, soluçando, soluçando.
– Venha, Virgínia. Emprestarei uma das minhas roupas.
Havia um aquário no quarto de Marguerite. Peixes dourados nadavam suavemente. Por entre eles, vi uma cama de hospital.
– Recebemos estas fotos, doutor. São de hoje.
O médico de olhos cinza, pele clara olhava o celular de Clarice.
– Mas vejam: desde o acidente de barco que o estado da paciente permanece o mesmo.
Meus olhos viram os olhos que me pertenciam.
Eu estava lá, cabeça raspada, corpo nu coberto por um lençol branco, o rosto pálido não se mexendo, como eu poderia estar em dois lugares ao mesmo tempo? Se há pouco eu fora desvirginada por alguém que nem sabia o nome? Se os meus cabelos cobriam os ombros e eu sentia o vestido branco de Marguerite colar na minha pele rosa? Se descia do barco azul me despedindo de todos, mas ele não estava lá? Nunca mais o veria?
Entrei na Rue Bonaparte, avistava a Eglise de Saint Germain de Près. Daqui a pouco verei minha mãe, almoçaremos um quiche Loraine com salada verde, beberemos champanhe rosé nas mesinhas de fora do Deux Magots.
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* Extraído de Diálogos, 2010, Editora Calibán.
** Prisão Perpétua. Curta-metragem adaptado do conto homônimo que faz parte da trilogia Diálogos. Texto e direção: Patricia Tenório. Figurino e produção: Jorge Féo. Com Hermínia Mendes, Renata Phaelante e Juan Guimarães. Diálogos foi vencedor da 4ª Edição do Banquete de Curtas -- Cine Banquete -- Recife -- PE, janeiro de 2011.
Obs: Vídeos enviados pela autora.