segunda-feira, 18 de abril de 2011
DROGAS: O HOLOCAUSTO SILENCIOSO
Leo Pessini *
Trata-se de uma realidade complexa, difícil, em que “não existe verdade total, nenhuma certeza absoluta, nenhuma receita”. É uma das chagas de nossa sociedade, que condena à morte milhares de seres humanos, principalmente jovens.
Mas o que são drogas?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define droga como “toda substância ou produto que, administrado ao organismo vivo, produz modificações em uma ou mais de suas funções”. As drogas atuam sobre o Sistema Nervoso Central ocasionando danos físicos e psíquicos, às vezes irreparáveis.
Uma ação preventiva é necessária, criando condições saudáveis de vida. Não podemos esquecer que os dependentes químicos necessitam de tratamento sério e muito carinho da comunidade. O compromisso é de todos. Juntos digamos: SIM À VIDA E NÃO ÀS DROGAS!
*Camiliano, pós graduado em Clinical Pastoral Education pelo S. Lukes's Medical Center (Milwaukee, EUA). Professor doutor no programa de mestrado em Bioética do Centro Universitário São Camilo (SP) e autor de inúmeras obras na área da bioética, dentre as quais Bioética: um grito por dignidade de viver e co-organizador de Buscar sentido e plenitude de vida: bioética, saúde e espiritualidade.
Leia mais textos de
Leo Pessini