segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
FICHA LIMPA
Odete Melo de Souza(*)
FICHA LIMPA deveria ser a identidade de todos os cidadãos e cidadãs.
Em qualquer circunstância, idade ou desempenho, o homem idôneo apresenta tranquilamente a sua FICHA LIMPA, isto é, sua vida exemplar como salvo conduto para ingressar em alguma atividade que garanta a sua sobrevivência.
O Governo Federal sabiamente lançou a Lei da FICHA LIMPA que nas eleições passadas vetou a candidatura a cargos eletivos de pessoas envolvidas em processos judiciais.
E numa feliz resolução, o nosso dinâmico governador Eduardo Campos sancionou a Lei que proíbe contratação de alguém para a administração pública, com pendência na JUSTIÇA.
Esta acertada iniciativa do chefe maior do nosso Executivo, além de mostrar sintonia com o aprimoramento ético da sociedade brasileira, se espelhou também na já existente Lei da FICHA LIMPA.
Uma pessoa pode não ter sido condenada judicialmente, porém, se o seu nome constar de processos, não merece a autentica confiança da sociedade e do próprio Governo. Há dúvidas sobre a mesma!...
Pois, como diz a sabedoria popular, quando se fala alguma coisa, “ou é, ou foi, ou está para ser.”
Portanto, o candidato ou candidata a qualquer cargo, seja publico ou privado, deve ser uma referência de probidade e competência, comprovada em sua vida e diagnosticada pelos seus concidadãos.
Assim, a nova Lei da FICHA LIMPA representa para o nosso Pais, nosso Estado e todo o povo brasileiro um audacioso avanço que devemos exaltar, aplaudir e estimular sua exata aplicação.
PARABÉNS BRASIL!... PARABÉNS PERNAMBUCO!... Por esta tão avançada medida administrativa.
Esperamos que a Lei da FICHA LIMPA seja rigorosa e promissoramente aplicada!...
(*) Autora do livro - Retalhos do Cotidiano.
Leia mais textos de
Odete Melo de Souza