segunda-feira, 30 de agosto de 2010

AÇÃO E REAÇÃO



Ronaldo Coelho Teixeira
http://ronaldo.teixeira.zip.net/
ronteixeira@bol.com.br


Ação e reação. Eis aqui o ponto crucial de todo o desenvolvimento humano e o caminho pelo qual poderíamos trabalhar pela nossa paz e também a dos outros. Sim, porque a vida divide as pessoas entre as de ação e as de reação.

E, em geral, mais reagimos do que agimos. Um pouco pelo instinto animal que trazemos e muito devido à forma como somos educados, na qual crescemos mais olhando o mundo à nossa volta do que participando dele de fato, como deveria ser.

Quantas e quantas vezes já não reagimos diante da vida? É só puxar pela memória que você perceberá as milhares de ocasiões nas quais poderia ter agido e não o fez, preferindo – como a maioria – apenas reagir.

Pode ter sido naquela ocasião na qual inicialmente você tratou um balconista com toda a educação necessária e, em resposta, ele lhe tratou mal ou, no mínimo, de forma indiferente. E você não se conteve e também revidou na mesma medida.

Nessa e em tantas outras oportunidades você perdeu a chance de provar para si mesmo que não se curva diante de qualquer vento, que não está à mercê de qualquer mau humor ou mesquinharia, impaciência e raiva dos outros.

Sim, porque nesta vida devemos agir como queremos e não apenas reagir como os outros querem que reajamos. Ser senhores de nós mesmos e não bibelôs da ira,da maledicência e da maldade dos outros. Talvez esteja aqui a receita para se atingir a leveza do viver.

Por isso, se ao ser tratado com rudeza e grosseria sem motivo algum por alguém, você devolve na mesma moeda, é hora de saber a qual grupo você pertence. Pois, se a sua atitude foi a mesma de quem lhe destratou, saiba que você não agiu mas, apenas reagiu, ou seja, deixou que o outro ditasse a sua forma de agir.

Então, não está na hora de você ter o controle das suas ações? Ou você vai continuar apenas reagindo diante da vida?


Obs: Imagem enviado pelo autor.

Texto retirado do livro do autor - Surtos & Sustos