terça-feira, 27 de outubro de 2009

FORÇA POPULAR

Edilberto Sena
(
edilrural@gmail.com)


É preciso confiar no poder do povo e trabalhar para acelerar a união de mais e mais gente na busca do bem comum, na democracia de fato. Quando esclarecido e comprometido com a justiça social, o povo é capaz de produzir mudanças positivas na vida social e política do país. Nestes dias está completando 10 anos da criação da lei anti corrupção eleitoral no Brasil. A chamada lei 9.840 de combate à compra de votos em eleições. Durante esse tempo já foram cassados 660 políticos que tentaram ou ganharam eleição, comprando votos, corrompendo eleitores. Parece pouco, 660 políticos cassados em 10 anos, mas já é um bom sinal. É verdade que não chega nem a metade dos políticos que forma eleitos com a compra de votos, mas está sendo um avanço pela moralização. E sabe qual a maior novidade dessa lei 9.840? é que ela foi criada graças à pressão popular, através de mais de um milhão de assinaturas num abaixo assinado por lideranças da sociedade civil. O congresso nacional e o presidente da república de então, foram obrigados a criar a lei 9840.

Agora um novo abaixo assinado popular foi feito e amanhã alguns líderes organizadores irão entregar ao presidente do Congresso nacional, um milhão e 300 mil assinaturas exigindo mais um avanço na lei. O Congresso nacional será convocado a criar uma nova lei complementar, pela qual nenhuma pessoa, com processo na justiça por algum crime, poderá ser candidato a cargo público. Será a lei da ficha limpa. O abaixo assinado que será entregue amanhã ao presidente da Câmara federal certamente encontrará muitas reações dos atuais deputados e senadores, pois muitos deles têm processo correndo na justiça por desvio de dinheiro público, má administração. Logo que essa lei for sancionada pelo presidente da república, muitos atuais políticos ficha suja desaparecerão da vida pública. Não será fácil os deputados e senadores aprovarem a nova lei, será preciso muita pressão e vigilância da sociedade organizada. Daí a importância de todos os e as eleitores acompanhar as discussões nos próximos dias, pressionar os representantes de seu Estado e vigiar para ver quais deles serão a favor e quais serão contra a nova lei. É preciso mudar o cenário da política no Brasil, que anda sem crédito, desmoralizada no seio da população.

A verdadeira democracia exige que os políticos sejam pessoas honestas, competentes e comprometidas com os interesses da maioria da população, o que não está acontecendo neste momento no Brasil. Vai demorar a moralização? Talvez, mas os sinais são promissores, 660 corruptos já foram cassados e muitos políticos ficha suja estão com processos na justiça e devem estar tremendo nas pernas. Certamente farão de tudo para barrar a nova lei. É preciso estar de olho neles e especialmente que vários são da Amazônia.