segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A OMISSÃO É CRIME E CAUSA PREJUÍZOS


Edilberto Sena *
edilrural@gmail.com


É grave a situação de uma cidade que cresce continuamente em população e decresce em urbanização. E mais grave ainda quando o poder econômico se impõe e as autoridades se omitem, cometendo crime contra a população atual e do futuro. Santarém, hoje com seus 240 mil habitantes em 48 bairros vive mais esse drama.

Uma empresa vem de fora, se apossa de parte da frente da cidade, constrói propriedade privada em área publica, impede o trânsito de pessoas na área publica. Muitas pessoas se sentem agredidas em seu direito de ir e vir, aumentam as denúncias contra a arrogância e invasão de áreas públicas, por empresa privada, mas as denúncias não encontram respostas das autoridades, que são bem remuneradas para cuidarem do bem comum.

No caso específico atual da empresa transportadora que já se apossou de uma área na frente da cidade e agora é acusada de prejudicar o trânsito de moradores de um bairro além de prejudicar gravemente o meio ambiente, as autoridades que deveriam ser competentes, se omitem. Parecem temer enfrentar o poder econômico.

O ouvidor só ouviu, não resolveu nada. Aliás, como pode uma prefeitura se dar ao luxo de pagar um ouvidor só para ser muro de lamentações? O vereador do partido ecológico garantiu que o projeto da empresa no bairro está normal, porque foi autorizado pela Secretaria de Meio Ambiente, a SEMMA, como se esta fosse eficiente em sua função. O secretário do SEMA, disse que o referido projeto não fere o meio ambiente, apenas destruiu alguma paisagem florística.

Enquanto que os moradores do barro vizinho denunciam os estragos ao igarapé e o impedimento do trânsito das pessoas na estrada pública, mas ninguém atende apenas ouve, ouve e ainda se omite. Afinal, desde quando uma cidade pode ser subordinada a empresas privadas? Desde quando o poder público pode ignorar o Código de Postura? E para que mesmo serve uma ouvidoria, um vereador de partido ecológico e um secretário de meio ambiente? Omissão é crime!, além de que na moral cristã é pecado grave!


* Pároco diocesano e coordenador da Rádio Rural AM de Santarém.