domingo, 26 de junho de 2011

REDE DE NOTÍCIAS DA AMAZÔNIA RECEBE PRÊMIO NACIONAL


Edilberto Sena *
edilrural@gmail.com


Prestar serviço às comunidades da Amazônia, nos campos da informação e formação da consciência crítica, este é o principal objetivo da Rede de Notícias da Amazônia - a RNA, uma associação que atualmente junta 12 emissoras de rádio na região, com pretensão de ampliar este número para cobrir toda a grande região. As 12 emissoras podem hoje alcançar cerca de 5 milhões de ouvintes, num universo de 25 milhões de habitantes que vivem nos seis Estados da Amazônia real brasileira.

Mas ter reconhecimento nacional em classificação com o prêmio microfone de prata da Conferência nacional dos Bispos do Brasil e Signis Brasil, é um sinal de vida importante. Torna-se motivo de estímulo aos produtores e apresentadores dos programas da RNA, que tem sede na Rádio Rural de Santarém, Pará. Há três anos que a RNA vem produzindo um noticiário amazônico de 30 minutos de segunda à sexta feira e um programa de educação ambiental de 30 minutos aos sábados. Todos os programas são gerados nas emissoras sócias e a cabeça de rede, em Santarém junta as informações e devolve a todas as 12 sócias, que transmitem no mesmo horário em suas regiões. Aqui está um diferencial da RNA em relação às outras redes existente no Brasil. Ela não filtra as notícias, mas respeita os acordos feitos em assembléia de diretores e assim, todos os ouvintes dos seis Estados podem saber o que ocorre na Amazônia, além de poder adquirir formação cultural e consciência cidadã.

Justamente o programa “Caminhos da Amazônia” foi premiado com o microfone de Prata, na categoria entretenimento de qualidade a nível nacional. A cada semana uma das emissoras sócias da RNA produz o programa dentro de uma linha comum pedagógica, com músicas temáticas e a partir da realidade regional. Assim, os e as ouvintes podem sentir interesse pelo fato de perceberem suas vidas próximas nos assuntos abordados na RNA.

Para os e as produtoras de caminhos da Amazônia, a premiação nacional vem trazer alegria e consciência de que o que fazem tem reconhecimento importante e os convoca a continuarem aperfeiçoando sua produção


* Pároco diocesano e coordenador da Rádio Rural AM de Santarém.