segunda-feira, 21 de março de 2011

EM BUSCA DE SAÚDE PARA TODOS


Leo Pessini *


          Ter saúde não é pura e simplesmente não estar doente. É poder desfrutar de qualidade de vida.
          A saúde é a condição básica para o desenvolvimento pessoal e de toda a sociedade. Isso envolve várias exigências, entre outras: articular a saúde com alimentação, educação, trabalho, salário, promoção da mulher, da criança, da juventude e encarar as ações de promoção e defesa da vida e da saúde não só em função das necessidades imediatas de combater as doenças, mas também em função da construção de uma sociedade cuja marca seja a equidade, a solidariedade e a justiça.
          A saúde é a afirmação da vida e, como tal, tem a ver com subjetividade e espiritualidade, com a cultura da alegria e da festa, com uma convivência respeitosa com a natureza, com a vivência da relação com a terra como mãe da vida e casa de todos nós.



*Camiliano, pós graduado em Clinical Pastoral Education pelo S. Lukes's Medical Center (Milwaukee, EUA). Professor doutor no programa de mestrado em Bioética do Centro Universitário São Camilo (SP) e autor de inúmeras obras na área da bioética, dentre as quais Bioética: um grito por dignidade de viver e co-organizador de Buscar sentido e plenitude de vida: bioética, saúde e espiritualidade.