Leo Pessini *
Muito empregado em comunicação, o termo “assertividade” é uma tradução desnecessária do inglês assertiveness, uma vez que já temos a palavra “asserção” que significa a mesma coisa: afirmação.
Uma pessoa assertiva é alguém que não “enrola”, não inventa, não distorce e não diz nada além do necessário. Numa empresa, enquanto todo mundo se põe a divagar sobre as ramificações de uma situação, até que o verdadeiro problema acabe escondido numa floresta de opiniões contraditórias, o assertivo consegue defini-lo numa só palavra.
Se o líder corporativo for uma pessoa assertiva e perguntarem-lhe como evitar as discussões intermináveis que não levam a lugar nenhum, ele certamente aconselhará: “Olhar e escutar”.
*Camiliano, pós graduado em Clinical Pastoral Education pelo S. Lukes's Medical Center (Milwaukee, EUA). Professor doutor no programa de mestrado em Bioética do Centro Universitário São Camilo (SP) e autor de inúmeras obras na área da bioética, dentre as quais Bioética: um grito por dignidade de viver e co-organizador de Buscar sentido e plenitude de vida: bioética, saúde e espiritualidade.