domingo, 26 de dezembro de 2010
SABEDORIA DE VIDA
Leo Pessini *
Nós nascemos, vivemos e morremos. Entre o nascimento e a morte há uma vida cheia de alegrias e tristezas, risadas e lágrimas, tragédias e triunfos, sofrimentos e curas. São acontecimentos com significado evidente ou não, e cabe a nós descobri-lo.
O grande desafio é aprender a viver de maneira equilibrada e em harmonia, aceitando as dores e sofrimentos inevitáveis, sem negar a morte nem procurar obstinadamente meios de permanecer eternamente jovens, o que acarreta graves problemas psíquicos.
Apagar qualquer vestígio de envelhecimento, ter medo de falar em idade e discriminar os idosos são sinais de falta de sabedoria de vida. Urge encontrá-la.
*Camiliano, pós graduado em Clinical Pastoral Education pelo S. Lukes's Medical Center (Milwaukee, EUA). Professor doutor no programa de mestrado em Bioética do Centro Universitário São Camilo (SP) e autor de inúmeras obras na área da bioética, dentre as quais Bioética: um grito por dignidade de viver e co-organizador de Buscar sentido e plenitude de vida: bioética, saúde e espiritualidade.
Leia mais textos de
Leo Pessini