terça-feira, 7 de dezembro de 2010

RAÍZES DA EXISTÊNCIA


Jaime Sidônio
(psjaime7@hotmail.com)


          A experiência do seguimento de Jesus Cristo se fortalece na medida em que cultivamos a intimidade com o Pai. E uma das maneiras de viver essa intimidade é a oração. É ela que alimenta, que sustenta a caminhada. E o que é a oração? É uma atitude básica de todo ser humano, porque, por ela, atingem-se as raízes da própria existência.
          Se sentir Jesus significa tornar-se imitador dele e se, no seguimento, é a oração que sustenta a caminhada, temos que entrar na escola de oração do próprio Jesus para aprender a rezar com ele, fazendo da oração dele o modelo para a nossa oração.
          Para imitar Jesus na sua oração é necessário nos deixarmos amar por Deus, nos colocarmos em seu colo para receber carinho, nos envolvermos em sua misericórdia, sem bloqueios, sem resistências, livres..., sentindo-nos filhas e filhos muito amados de Deus Pai. Jesus sentia-se sempre o Filho amado do Pai. E tal era a intimidade e a comunhão que se realizavam entre Ele e o Pai, a ponto de, segundo o próprio Jesus, os dois se confundirem. “O Pai e eu somos um” (Jo 10, 30).