Luiz Moura
(lmoura.pe@uol.com.br)
Outra idéia interessante que pode muito bem iluminar uma prática educativa é a de educação permanente desenvolvida por diversos autores na obra “Connaissances des principaux modeles théoriques d’éducation”, publicação do governo de Québec. A idéia sugere que a pessoa deve ter a possibilidade de aprender durante a vida inteira. Fala-se também de uma cidade educativa, onde a característica maior é a valorização da pessoa humana. GADOTTI expõe algumas características da cidade educativa: o primeiro traço é a educação permanente que deve ser a pedra angular da política educacional dos anos futuros. A educação deve superar os muros da escola e prolongar-se durante toda a vida. Todo indivíduo deve ter oportunidade de aprender tudo na vida. Além dos educadores profissionais, deve-se recorrer a profissionais de outros domínios: operários, técnicos, executivos, etc., com o objetivo de repartir toda a aquisição intelectual.(GADOTTI).
Enfim, o homem do sertão tem uma aprendizagem específica, uma forma própria de ler a realidade, com categorias próprias, que, às vezes, fazem parte do universo religioso como ocorria no próprio Caldeirão. É da experiência de vida que nasce o saber popular e é a partir desse saber que a comunidade se identifica como tal, que se trocam as informações e que ela interpreta a realidade na qual vive.