Malu Nogueira
(alines.veras@hotmail.com)
Vendo a devastação que assola o planeta, ressabiada, percebo que meu pequeno pedaço de terra pode ser engolido pelo mundo exterior, que derrete geleiras no ártico, que contamina os lençóis freáticos, que traz a poluição do ar, as pragas para as plantações, o veneno para nosso corpo eme vem a vontade de tentar fazer o inventário das coisas que se encontram nesse meu torrão, que pode vir a sofrer por esses atos de destruição global, vez que tudo que se faz contra a natureza, mesmo que em pontos eqüidistantes, todos seremos afetados.
E assim pensando, passo para o papel o inventário dos meus tesouros, duramente cultivados, numa terra que tem muito sol, pouca água, mas uma fertilidade imensa, numa máxima que escuto sempre: “em se plantando tudo dar”.
Meus olhos começam a desvendar essa herança, constituída de plantas, fruteiras, hortaliças, pedras, barro e um rio que agoniza nos fundos do meu roçado.
Tenho como certas estas árvores na aldeia da minha terra: abacateiro, acerola, algarobeira, algodão, amoreira, angico, aroeira, avelós, azeitona, babosa, bananeira, baraúna, brasileirinho, braúna do sertão, cabeça-de-negro, cajarana, cajueiro, canafístula, caroá, castanha-do-pará, castanhola, catingueira, cedro, coco-catulé, coroa de frade, coqueiro, crista-de-galo, eucalipto, feijão-de-boi, fícus, fruta-pão, goiabeira, graviola, ingazeira, ipê-roxo, jaqueira, jambeiro, jatobá, jenipapeiro, juazeiro, jucá, jurema, jurema de-embira, jurema-preta, laranjeira, limoeiro, mamãozeiro, mamona, mangueira, marmeleiro, mororó, mulungu, nim, olho-de-boi, oiti, palmatória, palmeira, pau-brasil, pau-d’arco-amarelo, pau-de-serrote, pau pereiro, pimenteira, pinheira, pinhão-roxo, pequizeiro, pitombeira, quixabeira, quebra-faca, romãzeira, sabiá, sapotizeiro, seriguela, sombreiro, tamboril, tipi, umbuzeiro cajazeira, umbuzeiro, umburana.
Plantas medicinais estão incluídas neste pequeno acervo: as folhas da amora servem para diminuir os calores da menopausa, a casca da aroeira cura inflamações, água do coco para desidratação, suco da acerola para gripe, babosa para os cabelos. As fruteiras alimentam minha família, é o mamão, sem agrotóxico, a laranja suculenta, a banana maçã sem carbureto, além de ajudar a alimentar a quem tem fome. Sem esquecer as flores do jardim que enfeitam e perfumam minha casa.