sábado, 31 de dezembro de 2011

O TEMPO E A FELICIDADE


Tassos Lycurgo *


Não adianta chorar, espernear, querer que seja diferente: um, dois, três e pronto, o dia acaba, vem logo outro e, assim nesta frenética sucessividade que não espera ninguém, fazem-se os menores fatos históricos. Fatos históricos pequenos são os que não serão História, mas esquecimento, pois logo o futuro veste a roupa do presente e está lá, em pé à porta, pronto para entrar e, quando menos esperamos, lá está ele novamente, despido e transmudado em passado.

O passado que nada custa e vai logo embora sem nem tocar a campainha, sendo não mais que aquela memória estranha em algum lugar do recheio de nossa cabeça. O passado que carcomeu as concatenações de D. Maristela por tanto tempo, praticamente não a deixando viver plenamente a vida, sugerindo-lhe a mais nefasta de todas as sentenças: a da condenação à infelicidade. Sim, o termo adequado é exatamente “sugerindo”, pois, nesses espaços, quem impõe tal sentença é aquele mesmo a quem ela será aplicada, à moda de Sócrates que, na realidade, foi quem se condenou a si próprio à pena de morte.

Agora e mais outras vezes, D. Maristela tristemente toma o seu café da manhã no restaurante da Pensão do Peixe Salgado; daqui a bem pouco, o momento será o de nem saber direito o que comeu no desjejum e antes mesmo que se lembre, a pergunta já é outra e nunca mais precisará se lembrar disso. É que o passado passou, com toda a força antipleonástica dessa frase. Daqui a mais um pouco, D. Maristela irá considerar ler algum dos clássicos empoeirados da estante do escritório, montado em um dos últimos quartos da casa, e, antes de pegar o livro, os quinze minutos em frente dos programas televisivos da tarde duram quatro horas e já é o momento de comer aquele pãozinho quente que seria, se aqui fosse outro, obrigatório no chá das cinco.

Mundo estanho. Tempo estranho. Não entendemos quase nada, de forma que, de tudo, podemos desde sempre adiantar o resumo da ópera: dia novo, velhas perguntas, nenhuma resposta. Fato é que, a cada dia, mais um ciclo se fecha, pelos menos psicologicamente. Daí, vêm logo a alegria de uns e a decepção de outros. Estes, como D. Maristela, de semblantes mais profundos, sentem o desapontamento porque os seus mundos individuais não mudaram muito naquelas vinte e quatro horas e dois pratos de feijão. Passa o tempo e tudo continua o mesmo: como fora, como era, como é, como será...

Nietzche, no parágrafo 341 de A Gaia Ciência, pergunta aos homens se eles seriam capazes de querer reviver eternamente tudo o que já passaram. Quase ninguém responde sinceramente que sim. Muitos – e muitos aqui são realmente muitos -, a exemplo de D. Maristela, detestam a própria vida, de forma que tudo, para eles, se resume a um misto de tédio e sofrimento. Aqui ou acolá, essas pessoas voltam-se para si e engrenam a mesma assertiva: quando acontecer isso – quando eu conseguir isso – quando me derem isso – quando eu ganhar isso – tudo será diferente. Que nada! Ninguém conserta a vida apenas em longo prazo, nem em prestações. Talvez aqui esteja o problema.

A vida é hoje e, para quem enfrenta com seriedade o problema de descontentamento com a sua existência, todo o infinito está neste segundo. Condicionar a vida a eventos futuros, antes de ser um planejamento par se ser feliz, é sintoma da infelicidade. Assim como a pessoa tem febre porque está doente e não fica doente porque tem febre, ninguém se tornará feliz apenas se algo acontecer, mas as coisas repletas de felicidade acontecerão quando se já é feliz.

Parece – e apenas parece (não pode haver resquícios de pretensão neste campo!) – que ser feliz é o primeiro passo e não a conseqüência de atitudes que um ou outro venha a ter. Será que é muito grave dizer isso? Sinceramente, não sei, mas quem sabe? Grave ou não grave, parece verdadeiro e é, antes de tudo, um desafio. Assim, aos que hoje estão infelizes em suas vidas, como assim está D. Maristela, se é que é permitido sugerir algo, aí vai uma enorme bola de fogo, capaz de destruir montanhas e pedregulhos no caminho: sejam felizes, simplesmente.


* Professor da UFRN

Obs: Imagem retirada do texto do autor em seu livro ImageminAção – Contos do Sertão, da Cidade e do Cais.
Ilustração de Leandro Garcia criada especialmente para o conto.