segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

DIOCESE EM ASSEMBLÉIA

D. Demétrio Valentini *


          Neste próximo domingo a Diocese de Jales estará em assembleia. Junto com os padres, as irmãs e os seminaristas, estarão presentes os representantes leigos das comunidades, indicados pelos conselhos de pastoral. E cada pastoral, movimento e organismo, contará com dois representes. Assim, estará bem desenhado o rosto da diocese, na constatação da diversidade de seus membros, e na afirmação de sua unidade.
          A assembléia começará com a celebração da Eucaristia, no Santuário da Trindade, transmitida pela Rádio Assunção, no horário tradicional em que a emissora da Diocese transmite todos os domingos a Eucaristia presidida pelo bispo.
          Faz parte do ritmo da Diocese, ter a cada quatro anos, um momento especial como este, culminando todo um processo participativo de reflexão, que fundamenta as decisões a serem tomadas oportunamente, em sintonia com os grandes consensos que a assembléia possibilita.
          Portanto, a assembléia reflete uma dinâmica que faz parte do cotidiano da vida da Diocese.
          O ritmo de quatro anos expressa a sintonia que a Diocese procura ter com a vida da Igreja no Brasil. A cada quatro anos a CNBB renova suas diretrizes, que depois cada diocese procura implementar.
          Desta vez a assembléia se realiza de maneira mais tranqüila. Acontece que no ano passado a Diocese celebrou seu jubileu de ouro, comemorando os 50 anos de sua implantação. O jubileu envolveu profundamente toda a Diocese. Ela viveu um ano todo em clima de assembléia, culminando com a aprovação do novo Plano Diocesano de Pastoral.
          Assim, o trabalho da assembleia deste ano ficou bem mais suave. Pois se trata, na verdade, de atualizar o plano, cuja aplicação ainda se encontra no início. Mas vale a pena fazer esta atualização, pois sempre aparecem novos desafios, que precisam ser enfrentados, como já vem se destacando uma indicação insistente deste ano, apontando a urgência de um trabalho mais organizado com a juventude.
          E assim, as outras pastorais todas podem identificar novos apelos e novas metas a serem atingidas. Alem do mais, assim se retoma o ritmo de quatro anos, que vem servindo, há mais tempo, de referência prática.
          Desta vez a assembléia coincide com o anúncio já feito de diversas transferências de padres, envolvendo mais da metade deles. Este também é outro assunto muito importante, que precisa sempre ser bem conduzido pelo bispo, ajudado pelo Conselho de Presbíteros. Foi impressionante a abertura de espírito, e a prontidão demonstrada por todos os padres, cada qual dispondo-se colaborar com a diocese, em qualquer lugar ou função que lhe fosse designada.
          Este bonito testemunho de disponibilidade tem repercussões muito positivas na assembléia, sobretudo incentivando os leigos a assumirem com generosidade sua missão de cristãos, atuando tanto no seio das comunidades, como no contexto social onde estão inseridos.
          E´ com esta garantia, do bom caminho andado no ano do jubileu, e do testemunho da disponibilidade dos padres, que a Diocese espera realizar uma boa assembléia neste domingo.
          Que Deus confirme nossas esperanças.