quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

PRIMEIRA DÉCADA DO NOVO MILÊNIO

D. Demétrio Valentini (*)


Ainda guardamos viva na memória a expectativa da chegada do ano dois mil. Ao seu redor, tinha-se criado uma série de especulações, que tornaram muito densa a expectativa de como seria a humanidade no terceiro milênio.

Agora, constatamos que já somos cidadãos do novo milênio. Mesmo tendo passados poucos anos, já se foi a primeira década.

Houve momentos de forte impacto, como os acontecimentos do 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, com os atentados contra as torres gêmeas.

Já trocamos de papa. Já tivemos governos diferentes. Já estamos em pleno novo milênio!

Daria para examinar com atenção estes primeiros anos, perceber neles uma espécie de amostra do que nos aguarda ao longo deste século, e numa perspectiva mais ampla, ao longo deste terceiro milênio.

Uma dimensão emerge com força e evidência. E a preocupação com a natureza. Diante de evidentes sintomas de aquecimento global, com as sérias conseqüências que ele traz, aos poucos a humanidade vai percebendo melhor sua responsabilidade pelo estado da natureza.

A preocupação com o meio ambiente passa a fazer parte necessária de todas as análises que possam ser feitas, de qualquer iniciativa humana.

Finalmente, depois de tanto tempo, a humanidade começa a se dar conta de sua vocação de corresponsável pela criação, que Deus colocou em nossas mãos, não para a dilapidar, mas para preservar suas condições de vida, de acordo com seus planos, com os quais precisamos sintonizar cada dia melhor.