domingo, 4 de dezembro de 2011

PARTILHA DE RESPONSABILIDADES

D. Demétrio Valentini *


          A Diocese de Jales celebrou no ano passado o jubileu de ouro de sua criação, ocorrida em 1960, em plena época do Concílio Vaticano II. Um dos frutos desta celebração foi a aprovação do seu plano de pastoral, que está servindo agora de referência para acolher as recomendações das Diretrizes Gerais da CNBB.
          Junto com a atualização do plano de pastoral, neste final de ano a diocese está passando por um processo de mudanças no atendimento pastoral, que envolve a maioria dos seus presbíteros.
          Este processo está culminando agora, com a tomada de decisões, feita pelo bispo, com o aval do Conselho Presbiteral.
          O fato mais relevante, sem dúvida, deste processo de mudanças foi a pronta e generosa disposição de todos os presbíteros, de assumirem o que fosse mais conveniente para o conjunto da diocese.
          Dada a preciosidade do testemunho, vale o registro do “comunicado” oficial, endereçado aos próprios presbíteros, para que fossem eles os primeiros a terem a confirmação das mudanças. Segue o texto do “comunicado”:

          “Através deste comunicado, venho me dirigir a todos os presbíteros da Diocese, informando-os a respeito das mudanças, pensadas em conjunto, e confirmadas agora em reunião do Conselho de Presbíteros.
          Aproveito a oportunidade para agradecer a pronta disponibilidade que todos manifestaram, dispondo-se a colaborar com a Diocese para as funções que fossem convenientes.
          Manifesto a esperança de que este gesto generoso de todos, sem nenhuma exceção, vem fortalecer nossa comunhão eclesial, nossa disposição para a entre ajuda, e o diálogo construtivo que nos anima para levar em frente com alegria a missão que Deus nos confiou em favor da Diocese.
          Passo a enumerar as diversas mudanças, efetuadas a partir da conversa pessoal com cada um, e com o aval do Conselho Presbiteral que acaba de fazer sua reunião, e pediu para que as decisões fossem informadas primeiro a cada presbítero, como é a intenção deste comunicado”.

          Segue então a relação das vinte mudanças decididas, sobre um total de trinta e cinco funções.
          O “comunicado” conclui mencionando a próxima reunião diocesana do clero, onde o diálogo em torno das mudanças poderá continuar e se aprofundar:

          “Na próxima reunião do clero, terça-feira, teremos oportunidade de conversar mais longamente sobre este momento especial que a Diocese está vivendo.
          Agradeço a todos os leigos que manifestaram seu desejo de colaborar na definição das mudanças, e peço a todos a mesma compreensão que os padres tiveram, e desde já solicito o apoio fraterno para cada padre, que peço para acolher com alegria e confiança, como enviado pelo Senhor”.

          Quando pensamos na Igreja, e nos perguntamos por que ela prossegue com sua identidade e missão própria, um dos segredos que explicam sua caminhada, são fatos como estes, que só se entendem à luz da graça de Deus.
          A partir deste clima de comunhão e de partilha de responsabilidades, os leigos nas comunidades podem perceber melhor o valor da presença dos ministros que estão no meio deles para servi-los em nome de Cristo. E ficam relativizadas eventuais opiniões contrárias às decisões tomadas. Pois emerge com evidência a importância da atitude de fé, à luz da qual se compreende melhor o alcance deste clima de serviço fraterno que os padres concretizam de maneira especial nas comunidades.


* http://www.diocesedejales.org.br/portal/