domingo, 4 de dezembro de 2011

A FÉ QUE MOVE MONTANHAS


Edilberto Sena *
edilrural@gmail.com


Esta é uma afirmação de origem bíblica e foi Jesus Cristo quem a pronunciou. Terá sentido ainda hoje? Quando quem move montanhas são empresas mineradoras e o mercado capitalista globalizado? As montanhas mais comuns hoje são de lucros de bancos e grandes empresas ainda se pode falar de mover montanhas de liberdade?

A religião ainda tem força neste universo em crise geral, em mudança de época quando valores como amor, honestidade, solidariedade são trocados por esperteza, prazer egoísta, ganância e outros anti valores. Quem viu ontem a massa de gente caminhando nas ruas da cidade em frente, ao lado, ou atrás da imagem da mãe de Jesus, quem viu tudo aquilo sem preconceitos, mas com olhar interrogador, deve ter se questionado - o que leva tantas pessoas a essa caminhada religiosa? Durante 4 horas seguidas, ao calor do sol escaldante, um povo caminhou, alegre, descontraído, cantando, rezando ou, simplesmente acompanhando a imagem da santa.

Não era adoração, não era idolatria, mas atitude de carinho e devoção à mãe de Jesus. Como diz a canção -“não és deusa, não és mais que Deus, mas depois de Jesus, neste mundo ninguém foi maior’’. Um descrente respeitoso, ao ver aquela multidão ontem, deve ter refletido - “e eu que não creio, não posso negar que a fé move montanhas e transforma pessoas’’...Por que aquela gente segura na corda, sem machucar os vizinhos? Por que aquela outra carrega um tijolo? E outra, uma perna de cera durante 4 horas pelas ruas da cidade?”... O convite de Jesus Cristo foi de os seguidores porem em prática as nove bem aventuranças, não pediu que rezassem novenas, nem procissões, mas que aprendessem a amar e amar.

Maria de Nazaré foi a pessoa que vivenciou intensamente esse caminho, antes mesmo de ouvir seu filho pronunciar sua convocação. Deus viu nela uma pessoa fiel e a escolheu para ser mãe de seu filho Jesus e ela teve coragem de mudar seu plano pessoal do voto para aceitar a missão dada pelo Pai Eterno. Por isso, é que ela move montanhas , como moveu ontem na cidade, ao puxar milhares de pessoas de todas as idades e variados compromissos cristãos a caminhar 4 horas no sol quente sem receio de se expor. É que a fé move montanhas.


* Pároco diocesano e coordenador da Rádio Rural AM de Santarém.