domingo, 4 de dezembro de 2011

PARIS É SEMPRE PARIS

Ina Melo


          Estamos em pleno Século XXI e Paris é sempre Paris. A cidade cresce se moderniza, mas quando a vemos, o que vem a mente dos visitantes é aquela cidade dos reis e rainhas, tudo nos levando a um passado distante com luxo e glamour.
          Os Luíses foram loucos, mas souberam dar a esta cidade um luxo sóbrio e requintado. Quem não sente nostalgia ao tomar uma taça de champanhe no Ritz, andar pelas arcadas da Place de Vosges, visitar o Louvre, se embriagar com as belezas de Versailhes e muitos outros lugares que nos transportam a um mundo místico e irreal? Paris é isso. Sonho e Magia.
         Quem não se emocionou ao presenciar um por do sol em Montmartre, quando a cidade mergulha num mar de luzes vermelhas e queda adormecida? Acorde cedo e veja a madrugada se despedir da noite para abraçar o dia. O cheiro está nas ruas limpas e silenciosas. Quase ninguém, apenas alguns veículos e a gente pode sentir a solidão da Metrópole.
          E quando chove? Guarda-chuvas abertos formam uma nuvem colorida e, ainda assim, Paris é bela! Para mim ela é mágica a qualquer hora do dia e da noite, sob chuva e sob sol. Até mesmo quando o frio castiga a alma, ela provoca aglomerações nos cafés, bares e restaurantes. Paris pertence a todos, jovens e velhos.
          E mesmo sendo uma cidade cara, permite que pessoas vindas de longe possam trabalhar e lutar por uma melhor qualidade de vida. Isto é Paris! Outono de 2011.


Obs: Imagem enviada pela autora.