domingo, 4 de dezembro de 2011

Eva* e Preâmbluas** – Patricia Tenório & O Mundo – I

Patricia Tenório
http://www.patriciatenorio.com.br
patriciatenorio@uol.com.br



Eva


12/03/2011


A carapaça me serviu de escudo

E cada gota do ser

Seria uma forma de

Saber

Beber

A água das grandes tempestades


Caiu a máscara

Vesti o luto

De alguém

Que lá atrás na história

Lá onde o vento soprou

Pela primeira hora da manhã

Acendeu o fogo

Brilhou os olhos

Chamuscou lampejo


Medo de não encontrar

Um dia

Um ano

Mil vidas

A quem tanto busco

Nos sonhos

Nos livros

Nos rostos

Dos meus semelhantes

Tão semelhantes a mim

Que um espelho

Partiu-se em dois


E eu nasci




Eva

Traduzione: Patricia Tenório

Revizione: Marisa Brun***

12/03/2011



La corazza mi è servita di scudo

Ed ogni goccia dell’essere

Sarebbe un modo di

Sapere

Bere

L´acqua delle grandi tempeste


È caduta la maschera

Ho vestito il lutto

Di qualcuno

Che là dietro nella storia

Là dove il vento ha soffiato

Nella prim´ora della mattina

Ha acceso il fuoco

Ha reso gli ochi brillanti

Ha bruciato un baleno


Paura di non trovare

Un giorno

Un anno

Mille vite

Chi tanto cerco

Nei sogni

Nei libri

Nelle facce

Dei miei simili

Così simili a me

Che uno specchio

Si è spezzato in due


Ed io sono nata


 
Preâmbluas


17/03/2011



A lua está

Entre a força do dragão

E o brilho da estrela


Passiva irá

Ascender nas vésperas

Simples, mortal

Para dourada

Nascer

Crescer

Multiplicar-se

Em morte


Morte das estrelas

Morte das canções

E a noite inteira

Ninar

Patricia para aqui

Patricia para lá


Até amanhecer em mim

O que em mim

Não há





Preamblunes

Traduzione: Patricia Tenório

Revizione: Marisa Brun***

17/03/2011



La luna è

Tra la forza di un drago

Ed il lume d´una stella


Passiva

Ascenderà nelle vigilie

Semplice, mortale

Per dorata

Nascere

Crescere

Moltiplicarsi

In morte



Morte delle stelle

Morte delle canzoni

E la notte intera

Ninnare

Patricia di qua

Patricia di là



Fino ad albeggiare in me

Ciò che in me

Non c`è

__________________________

* Poesia selecionada para a IV Antologia de Poetas Lusófonos, Leiria – Portugal, Dezembro de 2011 e através do V Concurso Crônica e Literatura: prêmio Ferreira Gullar (MG – Brasil) é também selecionada para a publicação Emoção Repentina, Vol. III – Outono, no prelo, a ser lançada em Fevereiro de 2012.

** Poesia selecionada para a IV Antologia de Poetas Lusófonos, Leiria – Portugal, Dezembro de 2011.

*** Marisa Brun é professora do Instituto Dante Alighieri – Recife – PE. Contato: marisa_brun@libero.it