quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A VIDA É PARA TODOS



Maria Lioza de Araújo Correia
lioza@uol.com.br


QUERIDA COLEGA, EIS MINHA RESPOSTA À MENSAGEM DELETÉRIA QUE VOCÊ ME ENVIOU CONTRA A CANDIDATA DILMA ROUSSEF:

EU, PESSOALMENTE, SOU CONTRA O ABORTO. MAS, NÃO DIVULGAREI A MENSAGEM ENVIADA POR VOCÊ, POIS ENTRE TODOS OS CANDIDATOS, DILMA ROUSSEF É A ÚNICA QUE PODERÁ DAR CONTINUIDADE À PROPOSTA DO PRESIDENTE LULA PARA O BRASIL. ALÉM DO MAIS, A LEI DO ABORTO NÃO É DA RESPONSABILIDADE DE DILMA ROUSSEF. FOI VOTADA E APROVADA PELO CONGRESSO NACIONAL E ESTÁ PLENAMENTE EM VIGOR, ATÉ QUE OUTRA LEI VENHA DERROGÁ-LA, O QUE SERÁ DIFÍCIL, TENDO EM VISTA QUE O CONGRESSO APROVA O QUE É A VONTADE DA MAIORIA DO POVO ATRAVÉS DE SEUS REPRESENTATES, ISTO É, OS DEPUTADOS E SENADORES. COMO SE VÊ, NÃO FOI DILMA QUE PROPÔS NEM APROVOU A LEI A FAVOR DO ABORTO.

SOU CRISTÃ, CATÓLICA E VOTAREI CONSCIENTEMENTE EM DILMA ROUSSEF PELO QUE ELA REPRESENTA PARA O BRASIL. ELA NÃO É CANDIDATA A NENHUM CARGO ECLESIAL, NEM MUITO MENOS A SER CANONIZADA. ELA É CANDIDATA A PRESIDENTE DO BRASIL E PARA ISSO TEM MUITA COMPETÊNCIA E DETERMINAÇÃO PARA REALIZAR TUDO O QUE NÃO DEU TEMPO DE SER REALIZADO NOS OITO ANOS DO GOVERNO DO PRESIDENTE LULA.

ADEMAIS, QUANDO O BRASIL MERGULHOU NA LONGA NOITE DA DITADURA COM TODAS OS HORRORES DAS TORTURAS, DAS MORTES E DESAPARECIMENTOS DE BRASILEIROS IDEALISTAS QUE LUTAVAM PARA QUE O BRASIL SE TORNASSE UM PAÍS LIVRE E SOBERANO, NÃO SE VIU ESSA PREOCUPAÇÃO POR PARTE DOS SENHORES BISPOS, A NÃO SER DE ALGUNS, A EXEMPLO DE DOM HELDER CÂMARA E DE OUTROS RAROS. E OS CRIMES DE MORTE E TORTURA SÃO TÃO HEDIONDOS QUANTO O DO ABORTO.

DO MESMO MODO, QUANDO ECLODIU O ESCÂNDALO DA PEDOFILIA NA IGREJA, O QUE SE CONSTATOU É QUE ESSE ESCABROSO CRIME, PRATICADO POR PADRES, RELIGIOSOS E BISPOS, FOI DURANTE MUITO TEMPO ABAFADO E OS PEDÓFILOS, VIVIAM SOB A PROTEÇÃO DOS BISPOS, EM SUAS DIOCESES. A PEDOFILIA SÓ PASSOU A SER COMBATIDA DEPOIS QUE FOI DESCOBERTA PELA SOCIEDADE QUE SE MANIFESTOU CONTRA E HORRORIZADA, PEDIU PUNIÇÃO PARA OS CULPADOS. AÍ É QUE OS BISPOS RECONHECERAM A HEDIONDA EXPLORAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, VÍTIMAS DA ENORME MONSTRUOSIDADE PERPETRADA POR PADRES E ATÉ POR BISPOS PEDÓFILOS.

E O QUE DIZER DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES, QUE JÁ ATINGE ÍNDICES ALARMANTES? ENTRETANTO, NUNCA SE VIU ALGUM BISPO ABRAÇAR A CAUSA DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES, EMBORA A GRANDE MÍDIA DIARIAMENTE PUBLIQUE CENAS REVOLTANTES DE MORTES DE MULHERES E DE VIOLÊNCIA FÍSICA E PSICOLÓGICA CONTRA ELAS, NA MAIORIA DAS VEZES, PRATICADAS PELOS PRÓPRIOS MARIDOS E COMPAMHEIROS, NO AMBIENTE FAMILIAR. POR ACASO, NÃO SE CONFIGURAM, TAMBÉM, ESSES MILHARES DE MORTES EM CRIME ABOMINÁVEL, CARECEDOR DA VOZ DE BISPOS OU DE PADRES PARA UMA CAMPANHA EM FAVOR DESSAS VIDAS, TAL COMO FIZERAM CONTRA O ABORTO? NO MEU ENTENDIMENTO, ACHO QUE SIM, POIS A VIDA TEM QUE SER PRESERVADA PARA TODAS AS PESSOAS E EM TODAS AS SITUAÇÕES E CIRCUNSTÂNCIAS.

ASSIM SENDO, DO QUE A IGREJA NECESSITA É DE BISPOS EVANGELIZADORES. EVANGELIZAR É A PRIMEIRA MISSÃO DE UM BISPO EM SUA DIOCESE. DA FALTA DE EVANGELIZAÇÃO, DECORRE O FATO DE QUE A GRANDE MAIORIA DOS CRISTÃOS, QUE SE DECLARAM COMO TAL, NÃO PASSAM DE MEROS DADOS NUMÉRICOS PARA AUMENTAR A ESTATÍSTICA DE MAIOR PAÍS CATÓLICO DO MUNDO, COMO É CONSIDERADO O BRASIL, OU PELO MENOS ERA. PURA HIPOCRISIA, VEZ QUE O O EVANGELHO DE JESUS CRISTO NÃO É SEQUER CONHECIDO E MUITO MENOS PRATICADO POR ESSA MAIORIA SE DIZ CRISTÃ E CATÓLICA. ALIÁS, A EVANGELIZAÇÃO DA IGREJA TEM SIDO E CONTINUA SENDO DEFICIENTE E MAL FORMADORA DE CRISTÃOS CONSCIENTES E AUTÊNTICOS. E ISSO, TAMBÉM, POR CAUSA DOS BISPOS QUE DESCUIDAM DE SUA MISSÃO PASTORAL E NÃO ACOMPANHAM A FORMAÇÃO E O TRABALHO PAROQUIAL DE SEUS PADRES, NEM SEGUEM OS DITAMES DO CONCÍLIO VATICANO SEGUNDO, NEM, TAMPOUCO, AS DIRETRIZES DO DOCUMENTO DE APARECIDA, SOBRE A EVANGELIZAÇÃO.

PENSO QUE, EM VEZ DE INDUZIREM DELIBERADAMENTE OS FIÉIS AO DESACERTO POLÍTICO, PROPAGANDO MENSAGENS POLÍTICO-PARTIDÁRIAS EM FAVOR DE TAL OU QUAL CANDIDATO, OU SEJA CONTRA DILMA ROUSSEF, OS BISPOS E PADRES DEVERIAM ESCLARECER OS SEUS FIÉIS, ORIENTANDO-OS NO SENTIDO DE UMA ESCOLHA CONSCINTE E LIVRE, SEM TOMAREM PARTIDO NA CAMPANHA POLÍTICA, FAZENDO O PAPEL DE CABO ELEITORAL DA OPOSIÇÃO, POIS ISSO NÃO LHES COMPETE.

ENTRETANTO, NÓS PARTIDÁRIOS DO MELHOR PARA O BRASIL COM DILMA ROUSSEF PELA CONTINUIDADE DA PROPOSTA JÁ CONSOLIDADA NO GOVERNO DO PRESIDENTE LULA, SABEMOS QUE ISSO É UMA MANOBRA POLÍTICA ELEITOREIRA A FAVOR DO CANDIDATO JOSÉ SERRA, TENDO EM VISTA QUE OS OUTROS DOIS, OU SEJAM, MARINA SILVA E PLÍNIO, "NEM FEDEM NEM CHEIRAM", COMO SE DIZ EM LINGUAGEM POPULAR, E O DESESPERO ESTÁ TOMANDO CONTA DO CANDIDATO JOSÉ SERRA, PORQUE MUITO DIFICILMENTE ELE CONSEGUIRÁ REVERTER O QUADRO POLÍTICO QUE VAI SE CONCRETIZANDO, EM TODAS AS REGIÕES DO BRASIL, A FAVOR DA CANDIDATURA DE DILMA ROUSSEF.

HÁ AINDA OUTRO FATOR QUE OS BISPOS DEVIAM OBSERVAR, ANTES DE INDUZIREM ABERTAMENTE AS PESSOAS A VOTAREM CONTRA DILMA ROUSSEF. TRATA-SE DA LIBERDADE DE ESCOLHA DE CADA CIDADÃO. DEVIAM LEMBRAR-SE DE QUE ATÉ O PRÓPRIO DEUS RESPEITOU A LIBERDADE DO HOMEM E, SEGUNDO UM PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL, NINGUÉM PODE INDUZIR O OUTRO A FAZER OU DEIXAR DE FAZER ALGUMA COISA. PORTANTO, A LIBERDADE PESSOAL DEVE SER RESPEITADA ATÉ MESMO PELOS SENHORES BISPOS QUE NÃO PODEM MANDAR NA CONSCIÊNCIA DOS FIÉIS. ISSO É UM DESRESPEITO, POR PARTE DE QUEM TEM O DEVER DE ZELAR PELA LIBERTAÇÃO DE ESTRUTURAS ESCRAVIZANTES E PELA PAZ NA SOCIEDADE. NESSE SENTIDO, ATÉ O PAPA BENTO XVI DESACONSELHA, QUANDO NÃO PROÍBE, SABIAMENTE, OS PADRES E BISPOS DE SE ENVOLVEREM EM POLÍTICA PARTIDÁRIA.

O QUE OS BISPOS DEVERIAM ESTAR FAZENDO ERA CAMPANHA CONTRA O TRÁFICO DE DROGAS, ESPECIALMENTE CONTRA O CRAK, QUE CHEGOU AO BRASIL ATRAVÉS DO ESTADO DE SÃO PAULO, ONDE A CRAKOLÂNDIA FUNCIONA À LUZ DO DIA, A CÉU ABERTO, NAS VIZINHANÇAS DAS DELEGACIAS E NAS BARBAS DO GOVERNADOR JOSÉ SERRA, TENDO EM VISTA QUE, ATUALMENTE O CRAK MATA CRIANÇAS E JOVENS TANTO OU ATÉ MAIS DO QUE O ABORTO, ALÉM DA VIOLÊNCIA QUE TEM DESENCADEADO NA SOCIEDADE, DE UM MODO GERAL.

É DE SE PERGUNTAR: OS SENHORES BISPOS CONHECEM PESSOALMENTE AS PERIFERIAS DE SUAS DIOCESES EM SÃO PAULO E EM OUTRAS GRANDES CIDADES DO BRASIL? DUVIDO MUITO. SE ASSIM FOSSE, ELES TERIAM MAIS CUIDADO COM A EVANGELIZAÇÃO DE SEUS REBANHOS, FAVORECENDO-LHES O CRESCIMENTO ESPIRITUAL, MAS TAMBÉM, RECONHECENDO QUE A MISÉRIA NÃO LEVA NINGUÉM À SANTIDADE E O PRÓPRIO JESUS CRISTO VEIO PARA TRAZER VIDA EM ABUNDÂNCIA.

COMO CRISTÃ E CATÓLICA PRATICANTE, ENTENDO QUE TRAZER VIDA EM ABUNDÂNCIA COMPREENDE TODAS AS AÇÕES PELA VIDA, EM FAVOR DO CORPO E DO ESPÍRITO, POIS SOMOS ESTA DUALIDADE, NÃO SE LIMITANDO APENAS A UMA CAMPANHA CONTRA O ABORTO, COMO TÊM FEITO ALGUNS BISPOS E PADRES. ISSO É MUITO POUCO EM FACE DA ENORME EXCLUSÃO SOCIAL QUE VIGORA NO BRASIL DESDE SÉCULOS, HAVENDO ESSA TRISTE REALIDADE COMEÇADO A SER MODIFICADA NO GOVERNO DE LULA, CUJA CONTINUIDADE SERÁ DADA POR DILMA ROUSSEF.

PORTANTO, ESSA CAMPANHA PARTIDÁRIA SISTEMÁTICA DE ALGUNS BISPOS MENOS CONSCIENTES DE SEUS PAPÉIS E DE SUA MISSÃO, CONTRA DILMA ROUSSEF E CONSEQUENTEMENTE, A FAVOR DE JOSÉ SERRA, NÃO DIGNIFICA A IGREJA DE JESUS CRISTO E NEM MELHORA A SITUAÇÃO DE MISÉRIA DA GRANDE MAIORIA DO POVO DE DEUS, NO BRASIL.

POR OPORTUNO, A CNBB DIVULGOU CARTA DO BISPO DE BELO HORIZONTE-MG, DOM WALMOR CHAGAS AZEVEDO, DE 20 DE AGOSTO DE 2010, PUBLICADA, TAMBÉM NO SITE "ZENIT", EM 03.09.2010, NESTE ÚLTIMO, SOB O TÍTULO: "Igreja não toma posicionamentos e pronunciamentos partidários", E ASSIM, VÊ-SE QUE BISPOS E PADRES NÃO ESTÃO AUTORIZADOS A FALAREM OU A INDUZIREM O VOTO A FAVOR OU CONTRA QUALQUER CANDIDATO. NO CASO, A RECOMENDAÇÃO É APLICÁVEL,TAMBÉM, AOS BISPOS E PADRES QUE SE MANIFESTARAM ATRAVÉS DE ARTIGOS PUBLICADOS NA IMPRENSA, DESACONSELHANDO ABERTAMENTE O VOTO EM DILMA ROUSSEF. TAL FATO, ANTE A GRANDE INFLUÊNCIA QUE, NATURALMENTE , OS PRELADOS EXERCEM SOBRE OS SEUS PAROQUIANOS E CATÓLICOS MENOS ESCLARECIDOS, SIGNIFICA UMA INDUÇÃO CLARA CONTRA O VOTO PARA CANDIDATA DILMA ROUSSEF, E VAI DE ENCON TRO À POSIÇÃO DA IGREJA CONTRA A MANIFESTAÇÃO POLÍTICO-PARTIDÁRIA DE BISPOS E PADRES.