segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

PODER DO ESPÍRITO



Padre Beto
www.padrebeto.com.br

Perto de minha residência morava um senhor que, apesar de ser cego, passava quase todo seu tempo cuidando do jardim que possuía em frente de sua casa. Graças à sua dedicação, o jardim sempre estava repleto de flores das mais diversas qualidades. Certo dia, uma senhora que deveria estar voltando das compras parou para observar o cego trabalhando no jardim. Depois de alguns minutos, a senhora perguntou em alta voz: "Por que tanta dedicação com essas flores? O senhor não pode vê-las mesmo, não é?" O cego ergueu-se e enxugando o suor concordou: "Correto, eu não posso ver nenhuma delas!" "Então", continuou a senhora, "Por que o senhor perde tempo com esse jardim?" O cego, com um sorriso no rosto, respondeu: "Bom, eu poderia dar à senhora alguns bons motivos. Primeiro, eu adoro jardinagem. Segundo, eu posso ter o prazer de sentir a textura e o perfume das flores. O terceiro motivo é justamente a senhora!" "Eu?", perguntou a mulher com um sorriso, "Como eu posso! ser um dos motivos se o senhor nem me conhece!" "Sem dúvida alguma, eu não a conheço.", respondeu o cego, "Mas eu sabia que a senhora iria aparecer, admirar minhas flores e nós teríamos o prazer de nos conhecer melhor!"

Segundo a antropologia cristã, o ser humano é constituído de corpo, alma e espírito. Esta estrutura humana deve ser entendida como uma construção teórica para um melhor conhecimento de nosso desenvolvimento e potencialidades. De fato, o ser humano não é fragmentado, mas se constitui em uma unidade. Esta, porém, possui dimensões que devem ser compreendidas para alcançarmos uma melhor harmonia e qualidade de vida. O ser humano não é uma entidade abstrata, mas é corpo, um organismo que depende de ambiente e hábitos saudáveis: ar puro, água potável, boa alimentação, exercícios físicos regulares, etc. O corpo necessita destas condições, porque é um organismo vivo. Este estado de ser vivo, de corpo animado, é a comprovação de que possuímos uma "anima", ou seja, uma alma. Em uma visão cristã, a alma é um presente do Deus da vida que ganhamos a partir de nossa concepção, que nos mantém vivos e nos coloca em desenvolvimento por toda a nossa exi! stência. No que diz respeito à esta força vital não existe diferença entre os humanos e os outros seres de nosso universo. Todos possuem alma, pois são seres vivos, interagem entre si e transformam seu meio ambiente. O espírito, porém, constitui-se em um ponto diferencial. O espírito, na verdade, é a consciência que nós seres humanos desenvolvemos a partir de nosso corpo e de nossa alma. Ele é a nossa identidade como pessoa. Em outras palavras, o espírito é a soma de todas as características que adquirimos durante a nossa existência: inteligência, experiências de vida, memória, estado emocional, etc. Enquanto a alma é a força que nos mantém vivos e nos anima para um desenvolvimento, o espírito é aquilo que construímos através deste. Portanto, o ser humano desenvolve seu espírito durante toda a caminhada de vida até a sua transmutação, sua libertação do corpo físico, fazendo a experiência que chamamos de morte.

Através das diversas situações da vida e de nossa interação com o universo, a alma, nossa força vital, pode se enfraquecer. A anima pode ser carregada de muitos aspectos negativos que fazem com que o ser humano perca o animo de viver, a vontade de permanecer na vida. A debilidade de nossa força vital é sempre expressada nas outras dimensões de nosso ser: no espírito através do pessimismo, da depressão, de emoções desarmônicas ou no corpo através de uma somatização, do surgimento de doenças físicas. O que muitas vezes se esquece é que a parte inteligente de nosso ser não é a alma e muito menos o corpo, mas o espírito. Segundo Pedro Makiyama, o espírito pode prevenir a totalidade de nosso ser contra a debilidade da força vital, mantendo-se vigilante em relação aos hábitos, situações, relações humanas e até pensamentos que possuímos. "O objeto adequado da imaginação é proporcionar beleza ao mundo... lançar sobre um simples dia de traba! lho um véu de beleza e fazê-lo tremer com nossa alegria estética" (Lin Yutang). Além da vigilância, o espírito é capaz de purificar a alma através de pensamentos positivos e uma voz de comando libertando-a de sentimentos negativos como rancores, remorsos ou tristezas. "Depois de algum tempo você... aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar a si mesmo" (W. Shakespeare). O espírito pode manter uma disciplina para que o corpo tenha condições saudáveis de existência, a alma se mantenha cada vez mais livre de influências negativas e a totalidade de nosso ser possa sempre estar em sintonia com Deus. "Uma prova de que Deus esteja conosco não é o fato de que não venhamos a cair, mas que nos levantemos depois de cada queda" (Santa Teresa de Ávila).