segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

DEUS MUDANÇA

Padre Beto
www.padrebeto.com.br



Certa vez, em pleno deserto do Saara, um missionário avistou de longe os movimentos estranhos de um beduíno. O homem do deserto abaixa-se encostando seus ouvidos na areia e assim permanecia por um bom período de tempo. Depois o beduíno levantava-se, caminhava alguns passos e novamente abaixava-se aproximando seus ouvidos da areia. Ao observá-lo por algumas horas, o missionário, com grande curiosidade, resolveu perguntar ao homem do deserto o que ele pretendia com aqueles estranhos movimentos. O beduíno levantou-se rapidamente e respondeu com um sorriso: "Amigo, eu estou ouvindo como o deserto chora. Ele possui uma vontade imensa de transformar-se em um jardim!"

Uma das mensagens mais profundas do cristianismo é que o ser humano é templo de Deus. Não somente a estrutura física que chamamos de igreja deve ser entendida como a "casa de Deus", ou seja, o espaço, no qual podemos nos sintonizar com o Ser Transcendente que criou o universo, mas, por incrível que pareça, todo ser humano é compreendido na visão cristã como o lugar onde Deus se sente em casa. Esta compreensão da vida humana possui, porém, duas dimensões fundamentais. Somos templos do Espírito de Deus, em primeiro lugar, pelo fato deste Ser Transcendente ter nos dado o dom da vida. O ser humano não é somente uma soma de material orgânico, mas possui "anima", ou seja, uma alma, algo que costumamos chamar de vida. O livro do Gênesis, em uma linguagem simbólica, possui como mensagem central o surgimento, através da ação de Deus, do universo e, com este, do homem. De acordo com o texto, Deus modelou Adam, aquele que vem do solo (adamah) e insuflou em sua! s narinas um hálito de vida. Assim, Deus lhe dá a condição de ser vivente e, desta forma, deixa seu Espírito, um pouco de si próprio, no ser humano. Nesta primeira dimensão do "ser templo de Deus" não encontramos diferenças entre o ser humano e os outros seres vivos de nosso universo. Todos eles, quer sejam animais, vegetais ou outras espécies ainda por nós não conhecidas, receberam de Deus a vida, possuem uma alma, ou seja, são seres animados e viventes. Toda a natureza exala o Espírito de Deus, por isso todo ser vivo é algo sagrado e deve ser tratado com respeito.

Porém, ser templo de Deus não se reduz a esta condição de ser vivente, e aqui está a diferença entre o ser humano e outros seres vivos de nosso planeta. Ser templo de Deus significa entrar em um constante processo de sua construção. Para o homem, a condição de ser vivente constitui-se somente no alicerce da casa. Para entender isso, é necessário questionar sobre a essência de Deus, sobre sua principal característica a nós revelada. A primeira palavra da Bíblia, a palavra que inicia o texto sagrado dos cristãos é o verbo hebraico "bara", reservado à ação de Deus e que significa criar. Deus é aquele que cria, que faz surgir a vida e a põe em movimento. Logo depois da palavra que inaugura a "cosmo grafia" judaico-cristã, encontramos, na frase seguinte, a primeira imagem de Deus: "um vento de Deus pairava sobre as águas" (Gn 1, 2). Vento é sinal de alteração, de transformação, de revolução. Para o homem do deserto, o vento é o fator que modif! ica a paisagem, movimenta a areia a quatro, cinco metros de altura, desaparece com os vestígios e revela outros escondidos. Os navegantes portugueses e espanhóis viam no vento a possibilidade de alcançar seus objetivos, pois era o vento que fazia as caravelas avançarem em alto mar. O grande medo dos navegantes era a calmaria, sinal de estagnação e talvez de condenação à fome e à morte. Deus se revela como um ser mudança e transformação. Na Bíblia, de cabo a rabo, encontramos um Ser Transcendente que põe a vida em movimento e a transforma constantemente. Deus é constante e crescente criatividade. O próprio Cristo não veio nos oferecer uma vida pacata, mas nos motivar para uma aventura de constante conversão e trans-formação de nosso ser e de nosso mundo. Ser templo de Deus é saber dar evasão à força criativa, ao Espírito de Deus que existe em todos nós. Eu estou em sintonia com Deus e o transmito a outras pessoas, a partir do momento que vou me lib! ertando dos medos, da depressão, do desanimo, da frustração, enfim, de todo o estado e sentimento que me faz permanecer imóvel e me condena à resignação e à falta de iniciativa. Eu estou sendo casa de Deus quando deixo de chorar pela minha condição de deserto e vou à luta para me transformar em um belo jardim. Eu sou templo do Espírito de Deus quando me esforço por alimentar o divino hálito de vida e me coloco concretamente na busca de melhor qualidade de vida para todas as pessoas que me circundam. Como diz um antigo provérbio: "Deus repousa na rocha, respira na natureza, sonha nos animais e se desperta no ser humano".