terça-feira, 15 de dezembro de 2009

CONFUNDIR OU RETARDAR?

Edilberto Sena
edilrural@gmail.com


Estranha iniciativa do Presidente da República que acaba de apresentarao Congresso Nacional, um projeto de lei, qualificando de hediondo ocrime de corrupção de autoridades públicas. Estranha iniciativa porquenestes dias entraram mais 300 mil assinaturas, chegando a 1 milhão e500 mil assinaturas de brasileiros eleitores, exigindo do CongressoNacional a criação de uma lei que exclua da vida pública todo políticoque tenha feito corrupção ou desviado dinheiro público.

À questão é: se o presidente concorda com o abaixo assinado dasociedade por que ele não endossou e reforçou o pedido da criação danova lei anticorrupção? Por que ele entra com outro projeto noCongresso, tratando do mesmo assunto e até mais radical, considerandohediondo o crime de corrupção de autoridades?

O projeto da sociedade civil está lá há meses, nas mãos do presidenteda Câmara, que parece indisposto a levar adiante. E por quê? Porquesabe que boa parte dos atuais deputados, senadores são fichas sujas.Só do Estado do Pará são sete (07), inclusive peixe grande do partidodele, que é aliado do partido do Presidente.

Então é muito estranho que neste momento o Presidente da Repúblicalance projeto de lei, tratando do mesmo assunto que já está láencalhado. Quer o presidente ajudar? Confundir? Retardar a aprovaçãodo projeto da sociedade civil? Dá mesmo para se duvidar da boaintenção do Presidente da República no caso. Especialmente porque elenunca abriu a boca para apoiar o projeto ficha limpa, ao contrário,além do silêncio, vem agora com outro projeto tratando do mesmoassunto. Estranho, muito estranho, presidente.