terça-feira, 21 de julho de 2009

SUCESSÃO EPISCOPAL

D.Edvaldo Amaral
(
dedvaldo@salesianosrec.org.br)





Jubilosa e profundamente eclesial a Mensagem com que Dom José Cardoso comunicou à Igreja, que está em Olinda-Recife, a nomeação feita pelo Santo Padre de seu sucessor, Dom Antônio Fernando Saburido, beneditino, que fora seu Vigário Geral e por cinco anos, seu Bispo Auxiliar.

Na introdução, ele usou a fórmula, com que de costume se anuncia à Igreja a eleição do novo Papa: “Eu vos anuncio uma grande alegria!”: Essas palavras lembram a mensagem dos Anjos aos pastores de Belém: “Evangelizo vobis gaudium magnum” (Lc 2, 10). Entre outras coisas, disse o Sr. Arcebispo, quase resumindo a vida de seu sucessor: “Permanece bem viva em nossa memória a recordação de todos os dons concedidos por Deus ao nosso Irmão Dom Fernando.[...] Consagrou-se totalmente a Deus no mosteiro beneditino de Olinda. Aqui ele exerceu as primícias de seu ministério episcopal como bispo auxiliar. Recordamos ainda a alegria e entusiasmo com que, no ano 2000, Dom Fernando foi aplaudido ao ser constituído Bispo Auxiliar desta Arquidiocese. Mais intensa e vibrante deve ser agora a exultação do povo de Deus ao acolhê-lo como Arcebispo”..

De sua parte, Dom Antônio Fernando ao dirigir ao Arcebispo Dom José Cardoso e arquidiocesanos a Carta Aberta de saudação assim se expressou: “Recebi com emoção a comunicação de que o Santo Padre me nomeou Arcebispo de Olinda e Recife. O primeiro sentimento a me invadir o coração foi de temor e de indignidade. Logo me veio à mente o elenco dos ilustres arcebispos que tive oportunidade de conhecer à frente desta minha Igreja de origem [...] e V. Excia, pessoa que estimo e admiro. Através de V. Excia, gostaria de transmitir a todo o povo da arquidiocese que, humildemente, aceitei o chamado da Igreja em espírito de fé e obediência. O meu lema episcopal “Secundum Verbum Tuum” (Segundo a tua Palavra) me motiva a imitar a Serva do Senhor que corajosamente respondeu SIM ao chamado de Deus, apesar da sua “pequenez”. Conto muito com o apoio e colaboração de todos, para juntos darmos prosseguimento à missão e reforçarmos a construção de uma Igreja ministerial, de comunhão e participação, a serviço do Reino de Deus, especialmente, voltada para os interesses dos mais pobres e necessitados.”

E concluiu: “Uno-me .às vozes de todos(as) e aqueles(as) que agradecem pelo frutuoso trabalho realizado por V. Excia nesses quase 25 anos, à frente dessa Igreja Particular.”

É assim e assim deve ser, a forma com que na Igreja de Jesus, se sucedem os bispos no governo pastoral das Igrejas Particulares, continuando a sucessão apostólica, que vem dos Doze, escolhidos por Jesus para a sua Igreja. Mas alguém poderia perguntar: E Dom Antonio Fernando vai ser igual a Dom José Cardoso, ou a Dom Hélder, ou a Dom Carlos Coelho, ou a Dom Antônio de Almeida Morais, ou a Dom Miguel Valverde? Meus Amigos, eu respondo facilmente a essa indagação:: Ele não vai ser igual a nenhum desses que o precederam nas últimas décadas no sólio de Olinda. Não! E já digo a quem é que ele vai ser igual: Será igual a Dom Antonio Fernando Saburido! Sim, porque cada bispo tem sua própria personalidade, seu próprio modo de dirigir o Povo de Deus, sua maneira peculiar de fazer pastoral no serviço aos irmãos.

O que a Igreja de Olinda-Recife tem que fazer é receber seu novo Arcebispo na fé e na obediência ao Sucessor de Pedro, Cabeça visível da Igreja. Recebê-lo como seu pastor, seu mestre e seu pai na fé.


(*) É arcebispo emérito de Maceió.