segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

E VICE-VERSA

Betto Santos*


-A gente tenta seu delegado.

Eu nunca entendi por qual motivo as pessoas simples referem-se a elas mesmas como “a gente”. Eles acham que são mais de um? Pobre nenhum é mais de um. Pobre é pobre e vice-versa. Sou assim, arrogante, porém compreensivo.

-Era dia de jogo, seu delegado, jogo da seleção! Jogo da seleção a gente não perde, não é? O senhor vê. Eu nem ia pro bar aquele dia, mas convidaram né, convite a gente não recusa, seu delegado.

-Tinha mais alguém?

-Não senhor, seu delegado.

Eu já sabia, mas tive que perguntar.

-Então, seu delegado, a gente...

-Espera ai, tinha mais alguém junto?

-Não senhor, seu delegado.

A gente já sabia, digo: EU já sabia. Minha esperança era que ele parasse com a tal gente que ele achava ser. Mais uma dessas e a veia que liga meu coração ao dedão do pé arrebentaria.

-Então a gente...

-QUE GENTE PORRA? – cuspi por tudo; assustei o homem.

-a gente que estava lá no bar, seu delegado, aquela gente que começou o tumulto.

-ah, ok. Prossiga.

-então...

-Não, não prossiga coisa nenhuma...

Sou delegado desde que posso me lembrar, tenho experiência; sei trabalhar. Não tenho nome, tenho sobrenome, e dois! Souza Gonçalves. Delegado Souza Gonçalves. Alguns ousam perguntar por um primeiro nome, rio e digo: Souza, Gonçalves Souza, e vice-versa.

-O senhor causou o tumulto, quebrou um copo na cabeça do dono, e ainda teve a coragem de espancar um policial do meu departamento...

-O senhor vê, não tenho culpa.

-A única coisa que o senhor tem no momento é culpa – assim que disse tomei nota que deveria começar a tomar nota de minhas frases de impacto.

-Não mesmo, o senhor vê; a gente estava lá vendo o jogo, tranquilinho, aí, o senhor vê; eu perdi o dia que disseram quem o tal de Dunga tinha convocado.

-Também não sei, mas qual a ligação disso com o fato de você ter agredido pessoas?

-Então, sabe o wagner love?

-Sim, atacante. Ex-palmeiras.

-Foi convocado.

-Não pode!

-O senhor vê. A gente leva uma surpresa dessas na hora do jogo; e, além disso, seu delegado: É CENTRO-AVANTE TITULAR!

Liberei o homem, não posso fazer nada. O Love já é demais. Mandei colocar uma faixa na frente da delegacia escrito “fora Dunga”. Sou assim compreensivo, porém arrogante. E vice-versa