quarta-feira, 8 de setembro de 2010

REGOZIGEMO-NOS!



Tomé


Regozigemo-nos da notícia que o Papa Bento XVI vai presidir na canonização do Bem-aventurado Irmão André Bessette, C.S.C. no 17 de outubro próximo. Irmão André, o homem dos milagres de Montreal será o primeiro santo oficial da Congregação de Santa Cruz.

Irmão André é conhecido como “um homem de oração.” Oração é um ministério. Quando oramos, nos colocamos ao lado da raça humana pedindo pela cura dum mundo ferido e quebrado, orando pelas necessidades dos pobres e ricos, pelos marginalizados e também pelos marginalizadores.

Enquanto porteiro de um colégio em Montreal, Irmão André foi fiel à regra da Congregação que diz: “Caso que venham à porta os pobres, porteiros devem os receber com carinho, lembrando que Jesus Cristo se esconde sob os trapos da pobreza...” Assim ele fez durante 40 anos na porta do colégio.

Como São Paulo, Irmão André bem podia dizer: “Considero tudo como uma completa perda por causa daquilo que tem muito mais valor: o conhecimento de Jesus Cristo meu Senhor. .. Eu não estou afirmando que já venci, ou que já me tornei perfeito. Mas continuo a correr para conquistar o premio, pois Cristo já me conquistou.” (Filip 3:8, 12)

Porquê Irmão André? Talvez Deus o escolheu, como escolheu Maria e José, porque nos olhos dos grandes ele foi um ninguém—possuía nada e nada o possuía. Como Maria na casa e José na carpintaria, Irmão André só fazia o que podia, com um amor intenso, pela responsabilidade que assumiu.

Que desenvolvamos os nosso dons e talentos para que com eles sirvamos a Cristo vendo-O nos necessitados. Talvez Ele vá nos dizer um dia, “Eu estava com fome, com sede, e preso e lá te encontrei.”