terça-feira, 10 de novembro de 2009

DIA NACIONAL DA JUVENTUDE

Ir. Ronaldo Hein CSC



Setor da Juventude é a nova estrutura da CNBB para tentar organizar melhor a caminhada da juventude no País. Com esta nova estrutura se espera uma inclusão e participação da maioria dos jovens que pertencem aos diversos grupos que existem no Brasil. Busca animar os jovens dentro de uma sociedade que reduz a realização humana principalmente para a dimensão econômica: dinheiro resolve tudo na vida; com dinheiro pode-se alcançar o poder, a fama, as coisas materiais e o prazer.

A proposta do Setor da Juventude é que cada grupo lide com os jovens e com os princípios de carisma de cada grupo, enquanto desenvolve sua espiritualidade específica, procurando levar os jovens a um desenvolvimento integral: no relacionamento consigo, com o outro, com Deus, com a sociedade, com o meio ambiente, e com a ação social.

Neste ano foi destacado o combate a violência contra jovens, jovens contra outros jovens, na luta pela vida,; lutando para que os jovens tenham espaços para o seu desenvolvimento integral.

Na Diocese de Santarém, várias paróquias e equipes de serviço fizeram este trabalho através de encontros e outras atividades.

Na Pastoral do Menor (PAMEN) foi realizado um encontrão na véspera do DNJ, dia 24, com a participação de 326 jovens e adultos orientadores do Centro e dos 13 Núcleos da PAMEN.

Nas paróquias de São Sebastião e Santíssimo Sacramento houve um encontrão, no dia 25, com a participação de 75 jovens e adultos orientadores na Salão Paroquial do Santíssimo.

O trabalho foi desenvolvido usando a metodologia: VER, JULGAR, AGIR.

VER: A violência contra jovens, entre os jovens, e as CAUSAS;

JULGAR: Todos são criados à imagem e semelhança de Deus ,são filhos e filhas do mesmo Pai, irmãos e irmãs uns dos outros. Merecem respeito e condições para uma vida digna.

AGIR: Respeitar os outros; Refletir (exame de consciência) sobre a violência dentro de mim mesmo: inveja, ódio, vingança, calúnia.....e procurar meios de mudar;
Fazer uma leitura orante do Novo Testamento para aprender da vida de Jesus e cultivar um relacionamento pessoal com Ele.
Reivindicar das autoridades mais respeito para o jovens;
Formar um grupo de jovens para serem discípulos (as) missionários (as) e capacitá-los (las) para irem às escolas do bairro para fazer esta mesma reflexão-orientação.