segunda-feira, 25 de maio de 2009

SOBRE A CRISE – PARTE IV

Dasilva

CENÁRIOS DA LUTA POLÍTICA


Neste momento histórico a luta política encontra-se limitada à luta eleitoral entre propostas que não implicam em alternância de projetos. Os políticos já se movem pensando nas eleições de 2010. O objetivo do campo popular é alterar tal situação e intensificar sua intervenção para abrir possibilidades inovadoras. Porque, no terreno da luta eleitoral, o cenário atual é profundamente desalentador. As eleições municipais de 2008 confirmaram a ausência de debate sobre projetos políticos para a sociedade brasileira e o processo despolitizador das campanhas e embates eleitorais.

O forte prestígio de Lula nas massas e sua liderança na classe trabalhadora constituem o principal elemento do cenário sucessório nas eleições gerais de 2010. Qualquer que seja a candidatura a ser apoiada por Lula, desde já, fica evidente que será uma proposta política ainda mais recuada e conciliatória. Ainda que consiga eleger o sucessor, o próximo governo será ainda mais refém da burguesia, especialmente em razão dos efeitos econômicos e sociais da crise.

O que se desenha é uma reprodução piorada das candidaturas que disputaram em 2006. Até agora, não se gesta uma candidatura que expresse o Projeto Popular e existem imensos obstáculos para que isso ocorra. Tal situação, bastante desfavorável deixará organizações, movimentos, lideranças políticas regionais, personalidades, intelectuais sem uma candidatura que os represente.


Existe a possibilidade de que a intensificação da crise altere o quadro político e proporcione condições para uma candidatura que expresse a unidade das forças políticas que compõem o Projeto Popular. Pode aparecer a possibilidade de construir ações que se constituam numa referência não eleitoral aproveitando-se do debate político sobre um Projeto Popular.

Neste momento, tais cenários não são perceptíveis e caminha-se para eleições gerais, no bojo de uma intensa crise, sem uma alternativa que represente o Projeto Popular. Para inserir o Projeto Popular no debate político e a eleição geral de 2010 constitui um momento privilegiado exigirá ousadia, habilidade política e capacidade de perceber a redefinição do quadro político.


Algumas Tarefas para o próximo período

Abre-se a possibilidade de levar ás massas a explicação sobre a crise, seus impactos e as saídas duradouras. Diante disso, será necessário:

1 - Fomentar o debate, em todos os espaços, sobre um Projeto Popular para o Brasil - explicar a crise, sua natureza e as propostas do povo para superá-la.

2 - Dedicar todas as energias para barrar qualquer intento de supressão ou redução dos direitos dos Trabalhadores, pois, o patronato pressionará, cada vez mais, para uma reforma trabalhista e previdenciária de flexibilização de direitos.

3 - Resistir às demissões e falências e organizar os desempregados.

4 - Incrementar a denúncia contra as medidas de criminalização das lutas sociais realizada pelos governos e pela mídia, a serviço das grandes empresas.

5 - Elevar a consciência sobre os problemas ambientais e seu vinculo com o sistema capitalista e pregar a sustentabilidade de qualquer projeto de desenvolvimento.

6 - Assegurar que riquezas, como o petróleo, sejam utilizadas para solucionar os problemas nacionais.

7 - Avançar na solidariedade ativa com os trabalhadores e os povos da América Latina e do mundo.